Close

Email do Suporte

vendas@recmax.ind.br

Telefone

11-4174-7272

Atendimento

Das 8H as 17H30

Maior comprador de cobre do mundo, China tem demanda afetada pela dificuldade enfrentada no mercado imobiliário.

O cobre é a chave para um mundo mais sustentável. O esforço mundial pela diminuição do consumo de carbono aumentará a demanda por cobre, utilizando em componentes eletrônicos e principalmente em fiação elétrica, ainda assim, o metal é também um reflexo da atividade econômica. Contudo, as perspectivas afetam o otimismo com o cobre. Os preços despencaram ao menos um terço desde março.

A China é o maior comprador de cobre do planeta, consumindo metade de toda a produção mundial. Seu instável mercado imobiliário está afetando a demanda. As novas moradias são um dos principais indicadores da demanda por cobre. Isso se deve ao seu uso em utensílios domésticos, fiação elétrica e equipamentos de telecomunicações.

As perspectivas para o setor seguem em baixa. As maiores incorporadoras imobiliárias do país notificaram uma queda de 40% na comercialização de moradias em julho. No ano, as vendas seguem caindo e isso seria o pior índice desde 2008.

O enfraquecimento da demanda está refletido no desempenho das ações de cobre da China. Os papéis das maiores empresas do país no setor – Jiangxi Copper, China Molybdenum e Yunnan Copper – caíram de forma constante no último ano, mais de 30%. A Aluminum Corporation of China Limited, uma das três maiores fabricantes de produtos de cobre da China, apesar de seu nome, acumula uma queda de 54% nos últimos 12 meses.

Analistas acreditam que os preços quase triplicarão para mais de US$ 20.000 a tonelada métrica nos próximos 3 anos. Os estoques caíram aos patamares mais baixos em 15 anos em 2021. Na China, as vendas de veículos elétricos, vêm contribuindo para a demanda. Um carro elétrico usa 2,5 vezes mais cobre que um carro movido a combustível fóssil.

A situação não tende a ser permanente

De todo modo, é fato que o mercado do cobre e seu papel na descarbonização irão, com o tempo, restabelecer a justificativa de investimento no metal. As ações de alguns fabricantes locais como a Jiangxi Copper, que vem sendo negociada a apenas cinco vezes as expectativas de lucros, começam a parecer atraentes aos pares globais. No entanto, é fato que uma recessão atingirá a demanda por produtos eletrônicos e carros elétricos. Isso sugere que o cobre deve cair ainda mais este ano.

Fonte: Valor Econômico